As conversas sobre velocidades de ligação à Internet costumam centrar-se num único valor: 100 ou 200 Mbps, por exemplo. No entanto, praticamente todos os pontos de acesso à Internet em casa possuem duas velocidades, uma das quais é muitas vezes ignorada.
Tópicos deste press release:
O que são velocidades de download e upload? As ligações à Internet não têm um sentido único. Quando se está a transmitir música, a jogar jogos online ou a navegar na Internet, o que acontece é que servidores online e dispositivos pessoais trocam informações e dados em ambas as direções. Os dados ou são descarregados da Internet para dispositivos pessoais, ou são carregados de dispositivos pessoais para a Internet:
Hoje, tanto a velocidade de download como a velocidade de upload são normalmente expressas em megabits por segundo, ou Mbps. A velocidade de upload está habitualmente escondida À primeira vista, as ofertas de acesso à Internet são muitas vezes pouco claras sobre a diferença considerável entre as velocidades de download e upload. Por exemplo, se for adquirida uma ligação com 100 Mbps, é provável que este valor se refira apenas à velocidade de download. A velocidade de upload pode ser igual… mas também pode ser inferior. E é bom lembrar que ambos são sempre valores teóricos ideais: raramente se traduzem na prática. As ligações de fibra são diferentes, mas em zonas ainda hoje servidas por ligações ADSL, a taxa de dados disponível para uploads é normalmente muito menor do que a taxa de dados para downloads. As condições exatas variam dependendo do fornecedor e do contrato e devem ser examinadas de perto, particularmente quando se está à procura de uma nova ligação à Internet. As velocidades de upload lentas estão cada vez mais a tornar-se uma fonte de impaciência. Quando uma velocidade de upload lenta se torna um problema Mas porque é que existe sequer uma diferença entre as velocidades de upload e de download? A razão é principalmente histórica. Por um lado, as linhas de dados mais antigas (caso do ADSL, que utiliza a rede telefónica física) têm uma capacidade limitada. Por outro lado, a velocidade de download em casas particulares foi, durante muito tempo, simplesmente mais importante para os utilizadores. No passado recente, fazíamos sobretudo downloads e “consumíamos”. Raramente “produzíamos” e fazíamos uploads. Agora, porém, as circunstâncias estão a mudar, o que resulta em frustração. Quando se está habituado a fazer streaming 4K nas noites de cinema em casa sem qualquer problema, mas um carregamento extremamente importante do escritório em casa para o servidor da empresa passa pela linha à velocidade de um caracol, é natural que fiquemos impacientes. É a mesma impaciência que surge quando conseguimos fazer download de um videojogo acabado de lançar em tempo recorde, mas temos dificuldades em manter uma qualidade de imagem HD durante uma videochamada com família ou amigos. Para que aplicações é que o upload é especialmente importante? Há várias aplicações em que é recomendada ou necessária uma maior velocidade de upload. Os requisitos específicos variam de acordo com as categorias e em função da intensidade de utilização. Por exemplo, há diferenças consideráveis se quisermos publicar um vídeo no YouTube uma vez por mês ou dia sim, dia não. Portanto, se estivermos à procura de uma nova ligação à Internet devemos começar por identificar os nossos requisitos com a maior precisão possível, para estimarmos a velocidade de upload de que necessitamos. Como princípio, é possível identificar algumas aplicações online que beneficiam de velocidades de upload mais rápidas:
Medindo a velocidade da Internet Estão disponíveis várias ferramentas fáceis de usar para testar a velocidade da Internet – e sem ter de criar uma conta. Dois bons exemplos destas ferramentas são o NET.mede e o Speedtest. Estas ferramentas podem ser utilizadas para medir as velocidades atingidas para downloads e uploads na prática. Depois é possível confirmar se o acesso fornecido à Internet está realmente de acordo com o que foi prometido. Caso contrário, deverá contactar o fornecedor para encontrar possíveis causas para o problema. Para obter as medições mais precisas possíveis há algumas dicas que deve considerar:
Melhore você mesmo a velocidade de upload! Uma vez que em muitos casos a largura de banda de upload já está severamente limitada pelo contrato, torna-se muito mais importante obter o máximo da largura de banda disponível. Aqui, o router utilizado é o mais crítico. Ele deve ser instalado o mais centralmente possível e não demasiado afastado dos dispositivos finais. Isto não é de forma alguma possível em todas as casas. Paredes e tetos também abrandam os sinais Wi-Fi. Por exemplo, as soluções de rede doméstica de última geração da devolo são ideais para estes casos. Com os produtos atuais da família Magic é mais fácil do que nunca trazer uma ligação de Internet de qualidade a qualquer divisão. Os adaptadores Magic permitem a criação de uma rede doméstica estável, flexível e expansível numa questão de minutos - e o utilizador tem a opção de utilizar cabos com portas Ethernet ou optar por Wi-Fi mesh de última geração. Mais informações: https://www.devolo.pt/ Fotos de alta resolução: https://fotos.aempress.com/Devolo/Velocidades-de-upload/ Os comentários estão fechados.
|
Marcas e Empresas
Tudo
Data
Novembro 2024
|