Estima-se que existam entre 5 e 50 biliões de fragmentos de plástico nos mares e oceanos, 80% dos quais são provenientes da terra, segundo estimativas da Greenpeace. Por outras palavras: os seres humanos continuam a poluir os mares e os oceanos com plásticos que utilizamos no nosso quotidiano, mas que deitamos fora de forma incorreta.
De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, apenas 22% do plástico utilizado em Portugal é reciclado. De forma a sensibilizar para a necessidade de reduzir a utilização de plásticos e incentivar a sua reutilização e reciclagem, celebra-se todos os anos, a 3 de julho, o Dia Internacional sem Sacos de Plástico. Os sacos de plástico tornaram-se o epicentro de uma batalha para reduzir a utilização deste material e substituí-lo por materiais mais duradouros. A InPost, empresa de logística especializada em entregas não domiciliárias, quis associar-se a este dia, recordando a necessidade de efetuar pequenas mudanças na forma como trabalhamos e consumimos, a fim de substituir progressivamente o plástico por outros materiais. "As empresas e as marcas têm a responsabilidade de promover um consumo responsável a todos os níveis, e acreditamos que devemos dar o exemplo com ações que mostrem aos consumidores que a mudança é possível, se nos empenharmos", explicou a propósito Nicola D'Elia, CEO para Portugal, Espanha e Itália do grupo InPost. Menos plástico na logística A InPost está a fazer a sua própria mudança interna para reduzir progressivamente a sua pegada de carbono, com o objetivo de ser uma empresa neutra em termos de carbono até 2040. Entre outras iniciativas, reduziu o consumo de papel eliminando as etiquetas que tradicionalmente eram utilizadas para recolher ou devolver as encomendas nos Ponto Pack e nos Lockers, uma mudança que permite aos utilizadores serem mais eficientes, pois evita que tenham de imprimir as etiquetas, que são substituídas por um código QR que é apresentado no Ponto Pack diretamente no ecrã do telemóvel. Além disso, a eliminação das etiquetas de papel reduz também o consumo de tinta e de papel autocolante, que utiliza materiais plásticos. Como reduzir a utilização de plástico nas suas compras online A InPost pretende envolver toda a cadeia de valor nesta mudança, começando por si mesma, enquanto empresa, e continuando com o comércio eletrónico e os próprios utilizadores. Por isso, compilou alguns conselhos para ajudar a reduzir o consumo de plástico nas compras online e a gerir melhor os resíduos de embalagens:
"São medidas simples que todos podemos aplicar desde já e que farão com que mais marcas se juntem a esta revolução sustentável que tem de ser posta em prática e ir além dos slogans e da teoria: a sustentabilidade tem de ser real, tangível e aplicável e, embora ainda não sejamos perfeitos, cada passo em frente que todos dermos contribuirá para melhorar a nossa própria pegada de carbono, algo que terá impacto na sustentabilidade global", conclui Nicola D’Elia. Os comentários estão fechados.
|
Marcas e Empresas
Tudo
Data
Dezembro 2024
|