AEMpress
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos
  • Onde estamos
  • Press Releases
  • Blogue
  • English version

A poderosa interseção entre sustentabilidade e relações públicas: Potenciar empresas que potenciam impactos positivos

23/5/2023

 
Num momento em que o consumo responsável se afirma como uma resposta aos desafios ambientais e sociais de hoje, as empresas à prova de futuro são as que adotam uma estratégia sustentável assente em valores que confiam nas relações públicas para criar relações de confiança.
Fotografia
Por: Nuno Monteiro Ramos
​
Ao questionarmo-nos sobre o que é a sustentabilidade, talvez seja importante começarmos por sublinhar aquilo que ela não é: a sustentabilidade não é uma tendência passageira. Pelo contrário, a sustentabilidade reflete um despertar social para os problemas associados a muitas das características do nosso modo de vida contemporâneo, que, nos casos mais extremos, é impulsionador das alterações climáticas e da perda de biodiversidade.

Nesse sentido, a sustentabilidade é um objetivo em relação ao qual nenhum de nós – individual ou coletivamente – se deve desresponsabilizar. Cada vez mais, é também um objetivo que se reveste de escolhas quer pessoais, quer profissionais; escolhas desde o que e como consumir, até onde trabalhar. Aliás, hoje, é mais provável que potenciais funcionários se candidatem e aceitem posições em empresas que eles considerem sustentáveis do ponto de vista ambiental[1].

Tenho uma estratégia sustentável – e depois?

Compatibilizar o sucesso económico de uma empresa, com valores e responsabilidades sociais e ambientais pode muitas vezes parecer uma incongruência, contudo novos modelos de negócio como o da economia circular estão a contrariar essa perspetiva. Uma estratégia sustentável assente nos princípios da economia circular representa uma oportunidade de redesenhar a interação cíclica entre desenvolvimento, utilização, reutilização, e reciclagem, com vantagens nos pilares ambiental, social e económico de uma forma integrada[2].

Acontece que ter uma estratégia sustentável é apenas uma de várias partes do desafio. Primeiro, porque as estratégias precisam de ser implementadas para que o que uma empresa diga corresponda àquilo que ela efetivamente faz e em que acredita (já ouviu falar em “greenwashing”?); depois – e não menos importante – porque as estratégias implementadas precisam de ser comunicadas às partes interessadas. É aqui que a sustentabilidade e a comunicação / relações públicas (PR) convergem.

Como saber fazer os outros saber, ou: como comunicar a sustentabilidade

A sustentabilidade e o PR convergem na valorização da autenticidade. Os consumidores estão mais informados do que nunca, e há fortes indícios de que quer os estilos de vida mais sustentáveis, quer a circularidade são fatores com importância crescente para as pessoas no dia-a-dia no momento de comprar e consumir[3]. Todavia, não basta a uma empresa ter e promover produtos sustentáveis: cada vez mais, é preciso estimular relações de confiança que posicionem as empresas no lado da defesa do ambiente e das causas sociais.

Integrar a estratégia sustentável de uma empresa e comunicar os seus objetivos e resultados através de campanhas de PR sustentadas permite que as marcas criem confiança e autenticidade. Ao darem provas do seu compromisso transparente para com a responsabilidade ambiental e social, as empresas podem potenciar impactos positivos e duradouros a todos os níveis.

Comunicar valores em vez de produtos

No contexto da sustentabilidade, o PR oferece instrumentos valiosos que ligam as marcas comprometidas com a mudança positiva ao cada vez maior número de consumidores para quem essa mudança é uma mais-valia. Os profissionais do PR, graças às suas competências orientadas para a escuta e antecipação das tendências e interesses sociais, proporcionam às marcas oportunidades estratégicas de comunicar a sustentabilidade de forma responsável e consistente através de:
​
  • Storytelling criativo, tirando partido das ações e estratégias de sustentabilidade das marcas. Desde destacar os esforços da empresa na transição para fontes de energia sustentáveis, até apresentar projetos promotores de envolvimento comunitário, o storytelling criativo amplifica o impacto positivo potenciado pelas marcas, criando ligações emocionais e fortalecendo relações de confiança.
  • Campanhas de media orientadas para as mais-valias ambientais e sociais proporcionadas pelas ações e estratégias de sustentabilidade das marcas, nomeadamente a transformação positiva estimulada por modelos de negócio circulares como product-as-a-service, plataformas de partilha, ou ações que visem prolongar o tempo de vida de uma solução.
  • Promoção de relações estratégicas com influenciadores líderes do diálogo sobre sustentabilidade. Influenciadores de sustentabilidade e as suas comunidades no Instagram ou TikTok são cada vez mais motivados por valores do que por produtos, e podem afirmar-se como embaixadores de marcas comprometidas com a sustentabilidade.

Numa altura em que o consumo responsável se afirma como uma resposta aos desafios ambientais e sociais da atualidade, as empresas devem abraçar novos modelos de negócio sustentáveis que criem um impacto positivo e promovam relações de confiança com os consumidores. Comunicar os resultados dessa transformação e os valores que a estimulam através de PR consistente e transparente são essenciais para promover a autenticidade e contribuir para o sucesso.

[1] https://www.ibm.com/thought-leadership/institute-business-value/en-us/report/2022-sustainability-consumer-research
[2] https://www.gartner.com/en/newsroom/press-releases/2022-09-28-gartner-survey-shows-74-percent-of-supply-chain-leaders-expect-circular-economy-to-increase-profits-through-2025
[3] 
https://www2.deloitte.com/uk/en/pages/consumer-business/articles/sustainable-consumer.html

    Autor

    António Eduardo Marques é o fundador da AEMpress.

    Arquivo

    Julho 2024
    Maio 2023
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Junho 2022
    Novembro 2021
    Novembro 2019
    Setembro 2018
    Novembro 2017
    Julho 2017
    Agosto 2015
    Maio 2015
    Março 2015

    Feed RSS

Imagem
CONTACTO
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos
  • Onde estamos
  • Press Releases
  • Blogue
  • English version