QNAP Muda Política de Licença do Sistema de Vigilância QVR Pro e Oferece Migração de Licença30/11/2022
A QNAP® Systems, Inc. anunciou hoje mudanças à política de licença do sistema de vigilância QVR Pro. As licenças QVR Pro podem agora ser migradas para outro dispositivo QNAP de forma a oferecer maior flexibilidade de gestão de serviços. O preço do QVR Pro Gold irá também aumentar para ajudar no futuro desenvolvimento de serviços. Estas mudanças irão entrar em vigor a partir de 21 de novembro de 2022.
Lista de licenças para migração Licenças perpétuas, compradas através da QNAP ou distribuidores, podem ser migradas entre NAS QNAP e NVRs (Network Video Recorders) QVP da seguinte forma:
Licenças embebidas (gratuitas) no NAS e dispositivos QVP não podem ser migradas. Limitações da migração de licenças
Clique aqui para ver o guia de migração e política de utilização. Desde streaming online e compras no comércio online até à procura de receitas de cozinha e à utilização do escritório em casa — ter uma ligação doméstica à Internet faz tanto parte da nossa vida diária como comer e beber. Por isso, quando o desempenho diminui, a sua série favorita tem falhas de transmissão, a ligação à videoconferência é perdida ou os websites levam uma eternidade a abrir é natural que fiquemos irritados. A devolo oferece-lhe dicas e apoio para que os dados na sua rede doméstica voltem a acelerar.
Tópicos deste press release:
Internet fraca: comece por reiniciar Se a sua ligação doméstica à Internet estiver com problemas, isso costuma ser aparente. As videochamadas caem, os vídeos congelam e os downloads para o seu disco rígido arrastam-se. Uma vez que pode haver uma grande variedade de causas possíveis para estes aborrecimentos, recomendamos o passo mais fácil para começar: reiniciar o router. Para o fazer, basta desligar o dispositivo da corrente durante 10 a 20 segundos e depois reiniciá-lo. Isto pode remover possíveis erros na memória, que são capazes de afetar o desempenho. A segunda abordagem é o menu de definições do router. Aqui, dirija-se ao registo de estado (“status log”) e verifique se existem problemas de fundo com a sua ligação. Pode também verificar se a definição “DHCP” está ativada. Ela garante que o router atribui automaticamente endereços IP a todos os dispositivos da rede. Para uso privado, esta opção deve ser ativada na grande maioria dos casos. Se também não encontrar quaisquer irregularidades nos menus de definições, a resolução de problemas (“troubleshooting”) é retomada. Resolução de problemas com o fornecedor Quando há problemas com a ligação online, não se esqueça que a causa não está necessariamente dentro das suas próprias quatro paredes. Em vez disso, pode haver uma falha nas instalações do seu fornecedor. Para descobrir isto, basta fazer uma pesquisa rápida com um motor de busca popular. Se já houver relatos de uma falha do fornecedor na sua região, o processo de resolução de problemas está terminado. Em alternativa, pode também pedir diretamente ao seu fornecedor de serviços para descobrir se há interrupções ou quanto tempo levará para o serviço ser restaurado. Se o seu fornecedor não for a causa de um desempenho online inadequado, ainda tem uma solução mais simples: uma substituição de cabo. A sua ligação online congelada ou a total falta de uma ligação pode ser simplesmente devido a um cabo defeituoso. Portanto, verifique todos os cabos ligados ao seu router — o cabo da ligação à Internet do router, bem como os cabos Ethernet que alimentam o sinal na sua rede. Se tiver a opção, também pode substituir os cabos como um teste. Medindo a velocidade Se a sua ligação online não falhou completamente, deve usar testes de velocidade para obter uma imagem mais detalhada da perda real de qualidade. Isto envolve ferramentas e websites que podem testar a velocidade de upload e download da sua ligação. O que é particularmente conveniente sobre isto é que estas ferramentas são gratuitas e não requerem registo, por isso é bastante simples fazer o teste. Exemplos recomendados destas ferramentas incluem o Speedtest.net da Ookla. No entanto, para obter as medições mais precisas possíveis existem algumas dicas que deve observar:
Se estas medições verificarem que a largura de banda efetiva que recebe é significativamente inferior ao que foi contratualizado, deve tentar contactar o serviço técnico de atendimento ao cliente do seu fornecedor. Aplicações com elevada utilização de dados Além disso, compensa olhar para a lista de dispositivos que estão ligados ao seu router. Poderá reparar num dispositivo particularmente sedento de dados que nem sequer deve estar permanentemente ligado. Talvez até haja convidados não desejados que entraram na sua rede e estão a esgotar a largura de banda. Mas felizmente este caso é bastante improvável. Se não conseguir encontrar nenhuma fonte potencial de interferência na lista de dispositivos, deve verificar os seus dispositivos terminais para detetar software disruptivo. Os programas utilitários não são os únicos que consomem largura de banda. Por exemplo, se usou recentemente software para configurar uma ligação VPN, certifique-se que verifica se a aplicação correspondente ainda está ativa e se está a estrangular a sua linha. Otimizando uma ligação cablada As linhas Ethernet permanentemente encaminhadas (“routed”) são uma raridade na maioria dos apartamentos e casas. O encaminhamento subsequente é tão caro como complicado. Os cabos expostos são uma alternativa barata, mas também podem ser potenciais riscos de tropeçar e não são bonitos de se ver. Uma excelente alternativa é encontrada em adaptadores Powerline como a série de produtos Magic da devolo. Estes adaptadores usam a linha elétrica existente como uma autoestrada de dados e assim convertem qualquer tomada elétrica numa tomada de acesso à Internet. Isto funciona sem quaisquer modificações estruturais ou conhecimentos técnicos especiais. Um adaptador é ligado perto do router e ligado a ele. Adaptadores adicionais podem ser instalados em qualquer tomada de energia e ligam-se automaticamente. Isso completa a sua rede doméstica encaminhada profissionalmente com pontos de acesso que podem ser reposicionados de forma flexível em qualquer altura. Otimizando o Wi-Fi Para ligações sem fios, um ponto de início crítico é a posição do router. Ele deve...
No entanto, alguns obstáculos ao seu Wi-Fi simplesmente não podem ser removidos. Paredes e tetos, redes Wi-Fi vizinhas, cada vez mais dispositivos terminais conectados sem fios… estes e outros fatores prejudicam a largura de banda Wi-Fi e cada vez mais levam até os routers de última geração aos seus limites de desempenho. A única solução a longo prazo nestes casos é “estender” o sinal Wi-Fi. Existem basicamente duas opções para isto. Uma delas são os já mencionados adaptadores Powerline, que também estão disponíveis em modelos Wi-Fi e funcionam como pontos de acesso Wi-Fi adicionais. A alternativa são os repetidores, como os WiFi 6 Repeater da devolo, que amplificam o sinal Wi-Fi existente do router. Qual das duas soluções está correta depende das condições individuais. Os repetidores são brilhantes em espaços pequenos a médios no mesmo piso. Aqui, eles trazem de forma fiável o sinal Wi-Fi para salas que o router tem dificuldade em alcançar a partir da sua localização. Para grandes apartamentos ou casas, por outro lado, recomendamos o uso de adaptadores Powerline. O seu desempenho não é afetado por tetos ou paredes porque utilizam a linha de alimentação para comunicar entre si e oferecem a escolha flexível entre acesso à Internet via cabo Ethernet ou Wi-Fi no destino. Independentemente da opção que escolher, tanto os adaptadores Powerline como os repetidores suportam o seu router no seu trabalho e ajudam-no a obter um melhor desempenho da sua ligação à Internet. Internet forte diretamente da Alemanha A devolo, uma empresa alemã com sede em Aachen, tem vindo a desenvolver uma tecnologia poderosa para redes inteligentes há 20 anos. Os utilizadores recebem tudo o que precisam para uma ligação forte nas suas próprias quatro paredes a partir de uma única fonte. O atual portfólio de produtos inclui soluções flexíveis para a expansão personalizada da rede doméstica usando repetidores ou adaptadores Powerline, que podem ser convenientemente controlados através de uma app para smartphones e tablets. Mais informações: https://www.devolo.pt/ Fotos de alta resolução: https://fotos.aempress.com/Devolo/WiFi-6-Repeater-5400 https://fotos.aempress.com/Devolo/Wi-Fi-6-Repeater-3000 A QNAP® Systems, Inc. juntou-se ao programa de parceiros Google Photos e introduziu uma nova solução de backup móvel de fotos para Google Photos: MARS (Multi-Application Recovery Service). MARS oferece um método simples para os utilizadores fazerem backup/migração de fotos e vídeos do Google Photos para NAS da QNAP, ajudando a aliviar a ansiedade dos utilizadores no que toca a limitações de armazenamento do serviço Google Photos. Eles podem desfrutar de uma experiência de backup de fotos fiável, segura e descomplicada sem quaisquer taxas de subscrição. Fazer backup de Google Photos com MARS é extremamente fácil com passos simples, uma interface intuitiva e calendarização de backup automática que permite libertar espaço no dispositivo móvel.
“Ficar sem espaço no telemóvel é irritante, e cada vez mais comum com as câmaras de telemóvel modernas a tirar fotos e vídeos de maior resolução. Muitos utilizadores de telemóvel usam o serviço Google Photos como opção de backup para as suas fotos e vídeos. No entanto, como o serviço de armazenamento grátis e ilimitado Google Photos terminou, muitos estão agora à procura de um substituto acessível,” disse Andy Yu, Gestor de Produto da QNAP, acrescentando “Os NAS da QNAP oferecem armazenamento fiável e segura com ampla capacidade e benefícios de produtividade. Ao instalar MARS num NAS QNAP e entrar com uma conta Google, é possível começar imediatamente a fazer backup do Google Photos. É assim tão simples.” Backup regular de fotos para libertar espaço do Google Photos Depois do primeiro backup/migração de Google Photos para NAS QNAP, backups automáticos podem ser configurados numa frequência diária/semanal/mensal. Isto ajuda a libertar regularmente o espaço limitado do Google Photos e reduz a potencial ansiedade dos utilizadores no que toca a ficar sem espaço livre ao mesmo tempo que permite maior flexibilidade de utilização de armazenamento na nuvem. Melhor controlo com nuvem privada Os NAS QNAP fornecem soluções de armazenamento e backup inteligentes, com grande escalabilidade ligando flexivelmente unidades JBOD económicas. O suporte para RAID protege eficazmente contra perda de dados devida a falha de discos. Instantâneos, uma funcionalidade standard dos NAS QNAP, protegem eficazmente ficheiros contra ransomware. Mais importante ainda, os utilizadores têm total controlo dos seus dados e como são usados. Saiba mais sobre a solução de backup para Google Photos da QNAP. Imagem de alta resolução: https://fotos.aempress.com/QNAP/MARS-2022/ A marca polaca GOODRAM, o único fabricante de módulos de memória RAM na Europa, lançou hoje os seus primeiros módulos de memória DDR5, concebidos especificamente para os utilizadores da mais recente geração de plataformas que procuram ainda mais velocidade e desempenho. A GOODRAM anunciou também que em breve irá introduzir módulos de memória DDR5 com iluminação RGB através da sua submarca de gaming IRDM.
Os utilizadores que quiserem equipar os seus computadores com os mais recentes módulos de memória da GOODRAM podem escolher entre duas versões: U-DIMM e SO-DIMM, com frequências de 4800 e 5200 MHz e latências de CL40 e CL42 respetivamente, ambas com 16 GB de capacidade por módulo. "A memória DDR5 representa um enorme salto tecnológico comparada com gerações passadas. O resultado é um desempenho sem precedentes. Os utilizadores de plataformas que suportam esta nova memória irão certamente sentir a diferença – a memória DDR5 tem 50% mais largura de banda do que a quarta geração e duplica o número de bancos. A estabilidade a uma velocidade tão alta é garantida pelo PMIC (circuito integrado de gestão de energia). Os novos módulos oferecem velocidades e eficiência incríveis, com estabilidade e consumo energético. A memória DDR5 consome até 30% menos energia do que a DDR4; isto é uma grande vantagem, especialmente para utilizadores de portáteis que dão especial importância à autonomia" disse Wiesław Wilk, presidente da Wilk Elektronik, empresa-mãe da GOODRAM. O benefício mais notável da memória DDR5 para os utilizadores é o maior desempenho de sistema. Navegar na Internet com um grande número de separadores abertos ou alternar entre várias aplicações sem as fechar tornam-se atividades muito mais fáceis de realizar com esta nova geração de memória. Tarefas mais pesadas como edição de ficheiros de vídeo 8K também são aceleradas. A memória DDR5 é a resposta direta à crescente procura no mercado por componentes de computador mais eficientes. As vantagens de usar estes novos módulos são especialmente óbvias a altas velocidades, onde fornecem o máximo desempenho sem emitir demasiado calor para os restantes componentes ou afetar muito a autonomia de um portátil. Alto desempenho, baixo consumo energético e estabilidade perfeita: só é possível alcançar estas características simultaneamente em módulos DDR5 bem implementados, como os da GOODRAM. As tecnologias que possibilitam esta evolução geracional incluem ECC on-die, que elimina erros ao nível do bit no módulo para a maior fiabilidade possível, um PMIC, que permite afinar cada módulo em termos de gestão de energia, e um hub SPD com sensor de temperatura integrado, que comunica através da interface I3C e expande a funcionalidade de configuração, overclocking e perfis XMP/EXPO do circuito integrado SPD das gerações passadas. Preço e disponibilidade Os novos módulos de memória DDR5 da GOODRAM estarão disponíveis em Portugal brevemente, com preços a anunciar. Mais informações: www.goodram.com Fotos de alta resolução: https://fotos.aempress.com/Wilk-Elektronik/GOODRAM-DDR5/ InPost, a principal empresa europeia de logística de entregas não domiciliárias, está a preparar-se para a Black Friday 2022, reforçando as suas infraestruturas para responder a um aumento esperado dos gastos dos consumidores ao longo das próximas semanas.
A empresa espera um maior volume de entregas não domiciliárias em 2022, como parte de uma tendência de crescimento que tem vindo a verificar-se desde há vários anos. Um questionário realizado em Portugal pela GWI, em parceria com a Adsmovil, mostra que 63% dos portugueses admite ser “muito provável”, “provável” ou “quase certo” fazer compras online a 25 de novembro, data conhecida por Black Friday, enquanto 47% afirma a mesma intenção para a Cyber Monday, que se assinala a 28 de novembro. Um estudo recente feito pela Google no mercado português aponta no mesmo sentido e sugere que sejam já 70% os portugueses que têm a intenção de fazer compras online na época de compras neste final de 2022. "O aumento das compras online que temos visto nos últimos anos está também a impulsionar o aumento da entrega não domiciliária como um movimento de mercado natural", explica Nicola D'Elia, o CEO para a Europa do Sul do Grupo InPost. Apesar da incerteza económica devido à elevada inflação, que fechou outubro com uma taxa de 10,6% em Portugal e 10,9% no conjunto da União Europeia, segundo o Eurostat, a InPost espera uma campanha favorável ao consumidor, que contribuirá para uma maior utilização dos seus Ponto Pack e Lockers como opção para os clientes receberem as suas compras. Rápido, conveniente, amigo do ambiente e eficiente A empresa tem uma rede de 50.000 Ponto Pack / Lockers na Europa, dos quais mais de 700 em Portugal, e espera que este ano repetir o sucesso da sua proposta, que combina comodidade para o utilizador, benefícios para as empresas suas parceiras e uma maior eficiência para as transportadoras. "A InPost permite aos compradores recolher as suas compras sempre que quiserem, de modo a facilitar o seu dia-a-dia e evitar que tenham de estar em casa quando a encomenda chega", sublinha Nicola D'Elia, que salienta que a entrega não domiciliária "também beneficia em particular as empresas transportadoras, uma vez que elimina as entregas falhadas e otimiza as viagens, já que as encomendas são entregues e recolhidas no mesmo circuito ", explica. Contudo, se há algo de que a InPost se orgulha particularmente, é que a sua abordagem é também amiga do ambiente. "Com as entregas não domiciliárias, as viagens de carrinhas de entregas são reduzidas, resultando numa diminuição das emissões de CO2 e do tráfego nas cidades", diz Nicola D'Elia. Além disso, as empresas que instalem um Locker ou se tornem num Ponto Pack da InPost beneficiarão das visitas feitas às suas instalações por utilizadores que vão buscar as suas encomendas. "Acreditamos que em tempos de grande consumo, como a Black Friday ou o Natal, estas visitas ajudam os negócios locais e de proximidade que confiam na InPost a aumentar as suas vendas e a posicionar as suas marcas e produtos na mente dos consumidores, conclui Nicola D'Elia. O estudo da GWI e da Adsmovil indica que os produtos que os portugueses preferem adquirir online durante esta época de compras são os equipamentos eletrónicos (30%), as roupas (30%), bens para o lar (22%) e livros (19%), sendo que 41% prefere encomendar online e receber em casa as respetivas compras contra apenas 32% pretendem visitar lojas físicas. A Acer realizou um evento Brunch B2B em Lisboa na quinta-feira, dia 17 de novembro, com a presença de mais de 50 partners de Canal. Os tópicos na agenda deste encontro trataram em exclusivo dos serviços que a Acer inclui na sua categoria Acer for Business. O evento proporcionou aos participantes um conhecimento em primeira mão de todas as iniciativas empresariais propostas pela fabricante para os seus resellers. Em primeiro lugar, foram apresentados os pilares da proposta da Acer no mercado profissional, Acer for Business. O encontro serviu também para destacar o compromisso de confiança do programa Acer Reliability Promise, pelo qual o cliente tem direito a reclamar um reembolso de 100% do preço total da compra no caso do dispositivo Acer sofrer uma avaria e ter de ser reparado sob garantia durante o primeiro ano da sua vida. Também houve tempo para falar de sustentabilidade como uma oportunidade de negócio para o Canal, graças a produtos como os da gama Acer Vero, que inclui computadores portáteis, PCs, monitores e acessórios, todos eles respeitadores do ambiente e da natureza desde a sua conceção e fabrico, graças aos materiais utilizados, como o plástico reciclado pós-consumo (PCR), e mesmo comprometidos com o planeta no momento da reciclagem. O evento com o Canal também abordou as soluções de financiamento que a marca propõe aos seus resellers através do Acer Smart Financing Program, uma fórmula de leasing com 0% de juros que oferece aos clientes a opção de renovar e atualizar os seus produtos após cada ciclo de vida, e que está disponível em todos os PCs e acessórios Acer, equipamento de infraestrutura informática, serviços de instalação e outros serviços on-demand. Houve também tempo para abordar outras oportunidades de negócio atrativas para o Canal, tais como as geradas em torno do local de trabalho, com a tecnologia PrinterLogic, uma solução SaaS (Software as a Service) baseada na nuvem que permite uma impressão flexível graças à Cloud Printing e a simplificação do envio de ficheiros graças à impressão IP direta. Nas palavras de Jaume Pausas, Director de Marketing da Acer, “este tipo de eventos serve para nos trazer diretamente ao Canal e para sermos capazes de transmitir as vantagens e oportunidades que lhes oferecemos a partir da marca. Desta forma, eles podem conhecer em primeira mão as perspetivas comerciais que lhes são apresentadas para o futuro dos seus negócios.” Após o encontro, a organização deu lugar a um momento de networking num ambiente descontraído, nas próprias instalações do Myriad Cristal Center. Fotos de alta resolução: https://fotos.aempress.com/Acer/Evento-de-Canal-Lisboa-Nov-2022/ A QNAP® Systems, Inc. (QNAP) lançou hoje o QuTS hero h5.0.1, a mais recente versão do sistema operativo NAS baseado em ZFS da QNAP, para elevar o QuTS hero ao próximo nível com melhores funcionalidades de armazenamento de Big Data e segurança de dados.
“A transformação digital e IA dependem de análise de dados massivos, requerendo capacidade de armazenamento na ordem dos petabytes. À medida que a velocidade e capacidade de armazenamento crescem, prevenir a corrupção de dados silenciosa e garantir integridade de dados torna-se essencial para as empresas de TI,” disse Sam Lin, Gestor de Produto da QNAP, acrescentando “O QuTS hero baseado em ZFS prioriza a segurança e integridade de dados, tornando-o na primeira escolha para empresas que procuram implementar uma solução de armazenamento fiável para uma grande variedade de aplicações.” Principais novas funcionalidades no QuTS hero h5.0.1
Saiba mais sobre o QuTS hero h5.0.1 em https://www.qnap.com/operating-system/quts-hero/5.0.1. O QuTS hero h5.0.1 está disponível a partir do Download Center. Nota: As funcionalidades estão sujeitas a alterações e podem não estar disponíveis para todos os produtos QNAP. O Grupo InPost, o principal fornecedor europeu de Lockers que está a redefinir a produtividade, conveniência e sustentabilidade do comércio eletrónico de última milha na Europa, reportou outro trimestre de crescimento acelerado de volume de negócios, com um enfoque renovado na expansão da sua rede em Portugal.
PRINCIPAIS DESTAQUES
DESTAQUES OPERACIONAIS
O crescimento da InPost continua a acelerar em cada um dos nossos principais mercados. O desejo dos consumidores por conveniência e flexibilidade atrai-os para os nossos serviços, enquanto as lojas de comércio eletrónico procuram as soluções sustentáveis e com uma boa relação custo/benefício que fornecemos. Com as pressões inflacionistas a continuarem a desafiar os comerciantes, a necessidade de uma maior produtividade dos serviços de entregas e de uma solução automatizada de última milha nunca foi tão grande. Em Portugal, temos sido encorajados com o aumento significativo do volume de encomendas ao longo de 2022. Vemos isto como um mercado-chave, que até agora tem sido impulsionado pelo sucesso da infraestrutura existente de Ponto Pack. À medida que avançamos no 4T e em 2023, vamos procurar diversificar a rede com a instalação de Lockers [cacifos inteligentes], em linha com a nossa estratégia. A nível de Grupo, a InPost implantou 2.064 novos Lockers na sua rede no 3T, elevando o número total de Lockers para 26.330. Durante este período de crescimento, mantivemo-nos focados na nossa missão de fornecer soluções sustentáveis de última milha. Estou orgulhoso do trabalho que foi alcançado neste trimestre para reduzir a necessidade de embalamento nas entregas da InPost e melhorar a eficiência da nossa rede de Lockers. Na Polónia, um único Locker reduz as emissões de CO2 em 53kg por dia; anualmente, isto equivale a plantar 3000 árvores. À medida que o mundo persegue as suas ambições de emissões ‘net-zero’, acreditamos que a abordagem da InPost fornece soluções cada vez mais sustentáveis e muito necessárias para o setor logístico. [1]. Estimativas baseadas na calculadora de CO2 cocriadas com a Academia Polaca de Ciências e a Fundação de Administração e Economia Pública. O cálculo foi baseado na metodologia GHG e na base de dados ECOINVENT, usando o método de cálculo ILCD MIDPOINT+(EC-JCR Global) [2]. O EBITDA ajustado facilita as comparações período a período, eliminando o impacto das despesas decorrentes do Plano de Incentivos de Gestão (PMI) ou quaisquer outros planos de incentivos aos empregados que se seguirão e os custos relacionados com determinadas transações materiais, tais como IPO, M&A ou processos de reestruturação, que a gestão do Grupo considera não estarem relacionados com as operações do dia-a-dia. O Wi-Fi é usado todos os dias e tornou-se numa parte indispensável da nossa rotina. Permite estabelecer uma ligação online sem fios instantaneamente e funciona sem necessidade de qualquer conhecimento técnico. Mas o que é que realmente ajuda quando a receção é fraca, o que é que as diferentes especificações representam e o que é o mesh Wi-Fi? Aqui ficam nove perguntas e respostas sobre o Wi-Fi pela empresa de soluções de rede devolo.
Tópicos deste press release:
Em que é que consiste realmente o Wi-Fi? Quase toda a gente conhece a palavra "Wi-Fi" e está familiarizada com o seu princípio de operação básico, em que um grande número de dispositivos eletrónicos "vão online" através de ligações sem fios. Mas o que é que está por trás do Wi-Fi exatamente? Embora isto seja um tópico debatido, geralmente diz-se que a abreviatura "Wi-Fi" significa "Wireless Fidelity". Consiste em redes de rádio limitadas localmente, que por si só não estabelecem uma ligação online à Internet, mas sim ao router, que depois cria essa ligação. Surpreendentemente, a tecnologia Wi-Fi tal como a conhecemos hoje não é muito antiga, tendo sido lançada a primeira especificação 802.11 em 1997 pelo Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos (IEEE). Mas nos 20 anos que se seguiram, o Wi-Fi sofreu melhoramentos drásticos. O abecedário 802.11 – o que é que as abreviaturas significam? As especificações Wi-Fi atuais têm o nome IEEE 802.11b ou IEEE 802.11 b/g/n. Mas o que é que estas abreviaturas significam? A parte "IEEE" é fácil de explicar: significa "Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos", que é a organização que define as especificações. A primeira especificação Wi-Fi foi a IEEE 802.11, que permitia velocidades de transmissão até 2 Mbps. Os nomes das especificações atuais indicam com letras individuais os avanços técnicos feitos em cima dessa base. Aqui ficam os passos mais importantes:
O que é o Wi-Fi 5 e o Wi-Fi 6? A nomenclatura das especificações técnicas do Wi-Fi pode ser confusa e desnecessariamente complexa para os utilizadores. Assim, uma alternativa simplificada foi estabelecida nos últimos anos. O Wi-Fi 5 é basicamente outro nome para a especificação IEEE 802.11ac, enquanto o Wi-Fi 6 é o mesmo para IEEE 802.11ax. Embora o Wi-Fi 6 seja a especificação mais recente e avançada, ainda não é suportada pela maior parte dos dispositivos terminais, portanto o utilizador comum não se deve preocupar muito com a conversão de momento, especialmente porque a velocidade máxima de transmissão teoricamente possível é raramente obtida na prática devido, por exemplo, ao estado do espaço físico da rede. As especificações Wi-Fi são compatíveis umas com as outras? Em geral, as especificações Wi-Fi são feitas com a retrocompatibilidade em mente, por isso seria preciso usar uma autêntica relíquia digital para encontrar problemas de ligação graves provocados por uma nova especificação. Na verdade, até convém atualizar esses dispositivos de qualquer forma devido a razões de segurança. Em caso de dúvida, a informação relevante costuma poder ser encontrada na documentação, mas dispositivos terminais com certificação Wi-Fi são quase sempre compatíveis uns com os outros. Por exemplo, até a mais recente especificação Wi-Fi 6 é compatível com 802.11a, b, g, n e ac. Qual é a diferença entre 2,4 GHz, 5 GHz e 6 Ghz? A comunicação Wi-Fi pode ocorrer em três bandas de frequência: 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Mas qual delas é a melhor solução? Esta questão não tem uma resposta direta porque nenhuma das bandas de frequência é superior à outra em todos os aspetos. Assim, a decisão de qual delas usar depende das condições do ambiente de rede. Por exemplo, a banda de frequência de 2,4 GHz tem um alcance maior, mas também é mais suscetível a problemas de congestão, especialmente em áreas com maior densidade populacional. Por outro lado, as bandas de 5 GHz e 6 Ghz têm um alcance menor, mas permitem maior largura de banda e são menos suscetíveis a falhas, simplesmente porque são usadas por menos dispositivos atualmente. Desta forma, ligações através das bandas de 5 GHz e 6 GHz são recomendadas para aplicações onde há a necessidade de uma maior taxa de transmissão de dados e os dispositivos usados estão relativamente próximos uns dos outros, como por exemplo em streaming online de séries e filmes numa divisão da casa perto do router. Por sua vez, ligações através da banda de 2,4 GHz são mais adequadas para garantir um acesso básico à Internet a distâncias maiores, por exemplo em quartos interiores onde se pretende usar as redes sociais. Se possível, deve-se usar a tecnologia "band steering" em redes domésticas sem fios, que é suportada por muitos dispositivos modernos. Esta tecnologia verifica em tempo real qual das três bandas de frequência é que pode ser usada sem interferência, direcionando automaticamente as ligações dos dispositivos Wi-Fi. Quão seguro é o Wi-Fi? Para responder a esta questão, é geralmente necessário distinguir entre redes sem fios privadas e públicas. Os utilizadores devem permanecer cuidadosos em redes públicas abertas. É virtualmente impossível corrigir todas as vulnerabilidades – especialmente no caso de redes sem fios totalmente desencriptadas. É recomendado que, se possível, não se usem aplicações sensíveis, como as bancárias, nestas redes. Na sua própria rede sem fios, os utilizadores são pessoalmente responsáveis pelo nível de segurança implementado, encontrando rapidamente os termos WEP, WPA, WPA2 e WPA3. Estes termos estão associados a diferentes métodos de encriptação. O WEP ("Wired Equivalent Privacy"), o mais antigo, é agora considerado inseguro e já não está atualizado. Isto também se aplica à primeira versão do WPA ("Wi-Fi Protected Access"). O WPA2 e o WPA3 são os mais recentes e seguros métodos de encriptação para redes domésticas sem fios. O WPA3 oferece um nível de segurança ligeiramente superior e também torna mais conveniente configurar uma rede sem fios. Mas uma vez que ainda estamos muito longe até todos os dispositivos terminais suportarem WPA3, o WPA2 continua a ser uma excelente escolha para segurança Wi-Fi. No entanto, em ambos os casos, a segurança começa com a escolha de uma password adequadamente segura! O que leva a uma fraca receção Wi-Fi? As ligações Wi-Fi em domicílios privados têm um grande número de obstáculos no seu caminho: paredes e tetos, bem como outros dispositivos eletrónicos. Mobília, plantas e água são potenciais problemas – incluindo canos, sistema de aquecimento e até vasos. Mas isto não significa que é preciso retirar tudo o que está dentro de casa para garantir uma boa cobertura Wi-Fi. O posicionamento cuidadoso do router pode resultar num melhoramento significativo, por exemplo não o escondendo dentro de armários e em vez disso posicioná-lo tão centralmente quanto possível. Se isto não for possível ou a área for demasiado grande, então há dispositivos especializados que podem ser usados para aumentar o alcance do Wi-Fi. Como é que se pode expandir a cobertura Wi-Fi? Num grande número de casas, é simplesmente impossível fazer chegar o sinal Wi-Fi a todo o lado só com um router. Em muitos casos, isto não é culpa do router em si nem do fornecedor de serviço: o problema é que a fonte da ligação à Internet está demasiado longe dos sítios onde tem que chegar. A boa notícia: a cobertura Wi-Fi pode ser melhorada sem a necessidade de medidas estruturais complexas e dispendiosas mesmo neste cenário. Os repetidores Wi-Fi, como os WiFi 6 Repeater da devolo, recebem o sinal existente do router e expandem-no, produzindo melhor cobertura. No entanto, este tipo de solução também tem as suas limitações, especialmente a longas distâncias. Os utilizadores que necessitariam de vários repetidores ligados em série para resolver a sua situação devem em vez disso usar soluções powerline como a série Magic da devolo. Estas soluções consistem em adaptadores compactos que são simplesmente ligados a uma tomada, tirando partido da rede elétrica para transmitir dados. Desta forma, uma ligação powerline não é afetada por paredes ou tetos e é ideal para longas distâncias. Especialmente prático é o facto de certos dispositivos powerline disponibilizarem uma ligação online tanto sem fios como por cabo no local em que são colocados. O que é mesh Wi-Fi? O mesh Wi-Fi consiste em redes domésticas inteligentes em que vários pontos de acesso Wi-Fi trabalham em conjunto através de interligações próximas. Que efeito é que isto tem na prática? Os dispositivos móveis ligam-se sempre ao melhor ponto de acesso disponível porque a própria rede mesh gere esta ligação. Isto em contraste com redes Wi-Fi convencionais, em que os dispositivos terminais se mantêm ligados a pontos de acesso menos que ideais mesmo quando existem melhores opções na proximidade. Isto torna-se claro quando, por exemplo, o utilizador está a andar pela casa durante uma videochamada. O mesh Wi-Fi também permite outras funcionalidades inteligentes, como "band steering" para seleção automática de bandas de frequência e “airtime fairness”. A conversão para mesh Wi-Fi pode valer a pena, especialmente em casas maiores com vários dispositivos terminais. Wi-Fi forte desenvolvido na Alemanha A devolo, uma empresa alemã baseada em Aachen, tem desenvolvido tecnologia poderosa para rede inteligente há mais de 20 anos. Os utilizadores recebem de uma única fonte tudo o que precisam para uma ligação online rápida e fiável em sua casa. A atual série de produtos Magic inclui, por exemplo, soluções flexíveis para a expansão precisa da rede através de powerline, enquanto o WiFi 6 Repeater 3000 e 5400 representam o estado da arte no que toca a repetidores Wi-Fi. Mais informações: https://www.devolo.pt/ Fotos de alta resolução: https://fotos.aempress.com/Devolo/9-perguntas-sobre-Wi-Fi/ A primeira coleção de NFTs de Cristiano Ronaldo irá estar disponível a partir de sexta-feira, 18 de novembro, como parte de uma parceria exclusiva multianual com a Binance, o maior fornecedor de ecossistema blockchain e infraestrutura de criptomoeda do mundo. O lançamento será acompanhado por uma campanha de marketing global com Ronaldo, com o objetivo de oferecer aos seus fãs uma introdução à Web3 através do mundo dos NFTs.
"Acreditamos que o metaverso e a blockchain são o futuro da Internet," disse He Yi, cofundadora e diretora de marketing da Binance. "Temos a honra de colaborar com o Cristiano para ajudar mais pessoas a perceber blockchain e mostrar como estamos a construir a infraestrutura da Web3 para a indústria do desporto e entretenimento." “Foi importante para mim criar algo único e memorável para os meus fãs, uma vez que são uma parte tão grande do meu sucesso,” disse Ronaldo. “Com a Binance, consegui fazer uma coisa que não só captura a paixão do jogo como também recompensa os fãs por todos os seus anos de apoio.” A coleção inaugural de NFTs do Cristiano Ronaldo irá ser lançada às 9 horas de 18 de novembro e incluirá sete figuras animadas com quatro níveis de raridade: Super Super Rare (SSR), Super Rare (SR), Rare (R) e Normal (N). Cada figura NFT mostra Ronaldo num momento icónico da sua vida, desde os pontapés de bicicleta que definiram a sua carreira até à sua infância em Portugal. Os 45 NFTs CR7 de maior valor (5 SSR e 40 SR) serão leiloados no marketplace Binance NFT. O leilão permanecerá aberto durante 24 horas, sendo atribuídos os NFTs ao maior licitante. Os preços de licitação irão começar nos 10.000 BUSD para SSR e 1.700 BUSD para SR. Os restantes 6.600 NFTs (600 R e 6.000 N) estarão disponíveis na Binance a partir de 77 BUSD para a raridade Normal. Cada nível de raridade trará consigo o seu próprio conjunto de benefícios exclusivos, incluindo:
Edições futuras da coleção de NFTs do Cristiano Ronaldo serão lançadas a partir do início de 2023. As coleções estarão todas disponíveis exclusivamente em Binance.com; as atualizações mais recentes sobre este assunto podem sempre ser encontradas seguindo o Twitter oficial da Binance. Mais informação: www.binance.com/pt-PT |
Marcas e Empresas
Tudo
Data
Dezembro 2024
|