AEMpress
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos
  • Onde estamos
  • Press Releases
  • Blogue
  • English version

Nome de Elon Musk é usado por cibercriminosos para extorquir milhões em bitcoin

23/6/2020

 
Imagem
A ESET, empresa líder em soluções de cibersegurança, desvendou hoje um esquema elaborado que está a ser usado pelos cibercriminosos para extorquir dinheiro às vítimas incautas – e que usa o nome do CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk, como isco.

As burlas criadas em torno das criptomoedas, sobretudo Bitcoin, não são novas. Mas os cibercriminosos parecem gostar sobretudo de usar o nome de Elon Musk para atrair os incautos. O mais recente truque consiste em usar o próprio nome de Musk no endereço Bitcoin, algo que parece ter resultado, uma vez que já levou à extorsão de mais de 2 milhões de dólares em Bitcoin só nos últimos dois meses.

De forma a parecerem mais credíveis, os cibercriminosos usam os chamados “Bitcoin vanity addresses”, que incorporam uma palavra ou elemento personalizável no próprio endereço. Neste caso, é o nome do milionário sul-africano, que surge sob diferentes formas, como por exemplo “1MuskSEYstWetqTFn5Au4m4GFg7xJaNVN2” ou “1ELonMUskSEYstWetqTFn5Au4m4GFg7xJaNVN2”

Os vigaristas pedem então às vítimas que lhes enviem dinheiro digital para um endereço Bitcoin sob a (falsa) promessa de que irão duplicar esse valor como parte de uma oferta. Contudo, como é possível adivinhar, a vítima nunca mais verá a sua criptomoeda…

O especialista em cibersegurança Justin Lister, que tem vindo a seguir os esquemas em torno da utilização fraudulenta do nome de Elon Musk nas últimas semanas, diz que conseguiu encontrar pelo menos 66 endereços deste tipo. Em declarações à ZDNet, Lister explicou que foi capaz de identificar esses endereços com a ajuda da BitcoinAbuse, uma base de dados pública de endereços Bitcoin fraudulentos usados por cibervigaristas e outros criminosos.

Só estes 66 endereços receberam mais de 201 Bitcoin desde a sua criação, em abril passado. Um 67.º endereço foi identificado pela ZDNet como tendo recebido 13,9 Bitcoin, elevando o total a cerca de 215 Bitcoin. Que, baseado na cotação de hoje, é equivalente a 2,03 milhões de dólares.

Uma das formas como estas “ofertas” são organizadas é através da captura de contas do Youtube com um elevado número de seguidores. Estas contas são depois rebatizadas com um nome que sugere estarem ao serviço de uma personalidade ou marca conhecidas, seguindo-se o lançamento de um “livestream” para um passatempo com uma oferta online, alegando uma data ou evento importante.

Um destes eventos fictícios surgiu recentemente, usando como pretexto o lançamento em órbita pela SpaceX dos primeiros astronautas por uma empresa privada. O Twitter tem sido igualmente usado para estes esquemas, também com contas roubadas e “amplificadas” através de uma rede de “bots”.
​
Jake Moore, especialista em cibersegurança da ESET, recomenda cuidados redobrados na eventual participação neste tipo de eventos: “sugiro a todos os utilizadores que verifiquem tanto quanto possível a conta que está a organizar o evento, antes de se comprometerem com qualquer quantia em dinheiro. Isto nem sequer é um caso de ‘se é demasiado bom para ser verdade, é porque é mentira’, mas simplesmente terem cuidado e não se precipitarem em clicar onde não devem”.

Mais informação: https://www.eset.com/pt
Fotos de alta resolução: https://fotos.aempress.com/WhiteHat/ESET/Bitcoin-Scam/

Os comentários estão fechados.
    Procura imagens de alta resolução? Visite a nossa galeria em fotos.aempress.com

    Marcas e Empresas

    Todos
    121
    ABC
    Acer
    AEMpress
    Angelbird
    ANT
    Audiolab
    Audioquest
    Axpo
    BenQ
    Bose
    Braven
    Cotton Carrier
    Denon
    Denon Pro
    Devolo
    Drink6
    Dynaudio
    EARPRO
    ESET
    Esoterico
    Feelworld
    Focal
    Fortis
    Fyne Audio
    Gudsen
    Hama
    House Of Marley
    IFi
    Infinite Connections
    Invoxia
    Iron Annie
    JAM
    Kali Audio
    KEF
    KOSS
    LituFoto
    Lume Cube
    Marantz
    Mental
    Metz
    NAD
    Naim
    Newell
    NextBITT
    Peli
    Perfume's Club
    Polk
    Powergrip
    Predator
    Priberam
    Pro Ject
    Pro-Ject
    QNAP
    Rapoo
    Reflecta
    Roberts
    Robisa
    Rotolight
    Samyang
    Sarteaudio
    Satcab
    Shure
    Smartaudio
    SRI
    SupportView
    Tamron
    Tivoli Audio
    TourBox
    Vostok Europe
    Wharfedale
    WhiteHat
    Xtorm
    ZAGG

    Data

    Abril 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018

    Feed RSS

Imagem
CONTACTO
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos
  • Onde estamos
  • Press Releases
  • Blogue
  • English version